Surrealismo na fotografia

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

fotografia de Hans Bellmer (detalhe)

Quando falarmos em Surrealismo, as primeiras imagens que vêm em nossas mentes são as pinturas de Salvador Dalí. Mas, além dele há uma série de artistas que produziram pinturas, esculturas e fotografias seguindo a linha dessa vanguarda. E é sobre esse último tipo de obra que vamos falar nesse post: a fotografia surrealista.

Assim como acontece na pintura, na fotografia surrealista são retratados o sonho, o impossível e o irreal. Por meio do irracional e do bizarro o artista busca mostrar verdades que não poderiam ser alcançadas pelo raciocínio lógico, explorando o imaginário e tendo forte influência das teorias psicanalistas de Freud.

Num tempo que não havia photoshop ou qualquer tipo de manipulação digital podemos encontrar resultados impressionantes. Eram utilizadas técnicas como a múltipla exposição, montagem (manipulação de negativos), criação de imagens abstratas por meio de fotogramas (impressão direta de objetos sobre papel fotosensível sem uso da câmera fotográfica) e solarização.


manipulações do fotógrafo Jerry N. Uelsmann




fotografias de Man Ray



fotograma de Laszlo Moholy

Surrealismo na moda: Guy Bourdin fotografou durante muitos anos
para a revista Vogue e tinha fortes influência de Man Ray

5 comentários:

  1. Fantástico!!!
    Conheço Man Ray... já estudei sobre!!!

    ResponderExcluir
  2. Lindas imagens!
    Estou seguindo teu blog e aguardo tua vista lá no meu!
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Incrível!!
    Linda as imagens!
    Gostei muito do seu blog!!

    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Sensacionais imagens, elas são provas cabais que a criatividade humana não tem limites. Com toda certeza, você conseguiu trazer para o mundo real, o que pintores e escultores só tinham dentro de suas mentes.
    Parabéns.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...