Engenharia do papel - Parte II - Dobras Simples

domingo, 17 de abril de 2011

Dando continuidade a série de posts sobre engenharia do papel, veremos um pouco das principais dobras: estruturas a 90° e dobras desenvolvidas com abas. Perdeu o primeiro post? Clique aqui. 

Dobras desenvolvidas a partir da página base: estruturas a 90°
Essas são as estruturas pop-ups mais simples pois são feitas diretamente na página e não necessitam de nenhuma colagem. O corte da folha é feito de modo a armar a estrutura.

1. Dobra paralela quadrada - Nesse caso, as dobras da vertical (1) e da horizontal (2) possuem a mesma distância. O comprimento pode ser estendido para produzir um primas quadrado.


2. Dobras curta e longa Os planos vertical (1) e horizontal (2) têm comprimentos diferentes. (1=3), (2=4);(5) pode ter qualquer comprimento para que se forme o prisma retangular.


3. Dobras em ângulo grande e pequeno (diamante) A dobra tem um ângulo grande (60°) e um pequeno (30°). Ângulo 1>2. Se a dobra for no centro, o diamante terá lados iguais.


Dobras desenvolvidas com abas
Essas dobras são feitas a partir de peças fixadas na página base nos pontos de colagem armados a 180° quando a página fica aberta em plano. Todos os pop-ups desse tipo são feitos com abas e o pop-up divide a lombada.


4. Prisma triangular ou crista simétrica O prisma triagular (traçado em azul escuro) é armado sobre a página paralelamente à lombada. Comprimentos (1=2), (3=4), (3=1), 3>2 e 3>4. O pop up pode ser colado à face frontal da página-base ou a uma aba que se encaixa numa fenda e é colada no verso da página-base. Aplicando-se pelo menos uma das abas através da fenda, a resistência do pop-up será aumentada.


5. Dobras em coluna com apoio e reforço
A coluna central, nesse caso feita de cartão com dobra dupla, é posicionada na dobra da lombada. (1), (2), (3) e (4) têm o mesmo comprimento. (5) e (6) também têm comprimentos iguais. O comprimento da escora não deve exceder a largura da página ou o pop-up irá se projetar para do do refile frontal quando o livro for fechado.
A coluna e o reforço formam uma base muito estável para uma plataforma horizontal. As diversas abas de colagem (A e D) indicam pontos de colagem.


**No próximo post sobre engenharia do papel veremos cubos e cilindros usando a dobra 180° e volantes e rotação na superfície da página


Para fazer este post eu consultei O livro e o designer II, de Andrew Haslam, publicado pela Rosari.

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...