Cinemagraph - um novo status para os gifs animados

quarta-feira, 25 de maio de 2011


Quem não se lembra dos gifs animados? 

Muito populares na internet, principalmente nos anos 90, os gifs animados - sequências de fotos que dão sensação de movimento - costumavam aparecer em sites de humor, diários virtuais, piadas enviadas por e-mail, entre outros. Porém, a vocação "trash" ganhou um encantadora renovação. 

A fotógrafa de Nova York Jamie Beck e seu noivo, o designer Kevin Burg, produziram fotos que ganham detalhes em "lopping". Os movimentos podem ser mais sutis como de um cabelo balançando ao vento ou mais bruscos como na imagem do metrô saindo da estação. A principal diferença com relação ao gifs animados convencionais é a presença de um minuncioso trabalho de horas de produção das fotos e edição dos movimentos. 

O casal chama a técnica de "cinemagraph" principalmente por considerar o nome mais adequado já que "gif" seria apenas o formato do arquivo. Ao conseguir efeitos mais naturais e inquietantes, a sensação do trabalho é bem semelhante com a das fotografias da série Harry Potter.

A inspiração vem dos livros de fotografia que abarrotam o apartamento que eles dividem e das visitas semanais que fazem ao MoMa, o museu de arte moderna de Nova York, "para ver a arte por meio da história".

As "cinemagraphs" apareceram pela primeira vez durante a cobertura que eles fizeram da Semana de Moda de Nova York, em fevereiro. Desde então, as imagens podem ser vistas em fromme-toyou.tumblr.com.

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...