Retrô: Jogos de tabuleiros (muito) antigos

quarta-feira, 19 de outubro de 2011


E quem não gosta de jogos de tabuleiro? Apesar do domínio cada vez maior dos jogos eletrônicos acho difícil encontrar um criança (ou um adulto) que não se encante com alguns dos clássicos de tabuleiro como Jogo da Vida, Detetive, Banco Imobiliário, War ou ainda Xadrez e Damas. Nesse post segue uma coletânea de jogos de tabuleiros (muito) antigos, dos séculos XVI ao XIX que encontrei neste site. Todos são ricamente ilustrados e coloridos.

A origem dos jogos de tabuleiro não é precisa, mas acredita-se que ele surgiu nos primórdios da civilização. O primeiro jogo que se tem notícia é o Senet, originário do Egito Antigo. Provavelmente era jogado por volta de 3.500 a.C. e tinha como objetivo tirar todas peças do tabuleiro.


Outro jogo bastante antigo, e talvez o precursor do Gamão, é conhecido como o Jogo de Ur. Era jogado na Mesopotâmia antiga, por volta do ano 3.000 a.C. e também tinha por objetivo remover o maior número possível de peças do tabuleiro. 


Já o xadrez, talvez o mais popular dos jogos de tabuleiro, teve sua origem na Índia, por volta do século VI d.C. A regras era diferentes das atuais e e as peças representavam as quatro divisões do exército: infantaria, cavalaria, carruagens e elefantes. O jogo se difundiu pela Europa a partir de 1200 e acredita-se que recebeu as regras atuais por volta de 1475.


A partir da Revolução Industrial, os jogos de tabuleiro deixaram de ser artesanais e começaram a ser criados e produzidos em larga escala, tornando-se populares e fazendo parte do dia a dia das famílias. 

4 comentários:

  1. Olá,

    Muito interessante este jogos antigos! Fico curioso para saber como se jogava alguns, talvez sejam muito interessantes até para os dias atuais.

    Acredito que embora os jogos eletrônicos tenham vindo com tudo e dominado a vida de muitos, os de tabuleiro ainda tem um grande papel. Se por um lado os eletrônicos desenvolvem mais os reflexos por outro os de tabuleiro desenvolvem os relacionamentos interpessoais! E com certeza isso é muiito importante!

    Por isso! Sempre abra um espaço pros tabuleiros!

    Abraço! Continue com o excelente trabalho!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o post, mas deveria haver alguma explicação dos jogos, são curiosas imagens!

    ResponderExcluir
  3. Demais as ilustrações dos tabuleiros!
    Adorei o post.

    ResponderExcluir
  4. Jogo Da Gloriam foto nº 2 . Tenho diversos jogos a venda no ML. Interessados mandar email a9suporte@gmail.com.
    Parabens pelo trabalho e pelo blog.
    Forte abraco [

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...