Os cartazes das Copas do Mundo - O design nas Copas parte I

sexta-feira, 25 de abril de 2014

1930 - Uruguai O cartaz foi feito pelo artista Guillermo Laborde com ares modernistas
Com a proximidade da Copa do Mundo, o emfechamento vai fazer uma série de postagens para mostrar um pouco do design existente no evento ao longo de sua história. Neste primeiro post, o elemento abordado será o cartaz, que está presente desde o primeiro mundial em 1930 e é uma das principais peças de comunicação dos campeonatos.
1934 - Itália O cartaz destaca um jogador italiano com a presença da bandeira de países participantes ao fundo
1938 - França Em uma época tensa e bem próxima da II Guerra Mundial, o pôster coloca o mundo no lugar do campo de futebol. A arte foi criada por um ilustrador francês que assinava suas obras como Desmé
1950 - Brasil Por conta da da II Guerra mundial, o campeonato foi interrompido por 12 anos e retorna em solo brasileiro. O cartaz ressalta a ideia de união dos países e tem o Pão de Açúcar como plano de fundo
1954 - Suíça Com uma imagem extravagante, o cartaz suíço mostra o momento mais esperado do futebol: o gol
1958 - Suécia
1962 - Chile O cartaz chileno faz clara referência às pesquisas tecnológicas da corrida espacial que anos depois levou o homem à Lua
1966 - Inglaterra O torneio realizado na Inglaterra foi o primeiro a ter um mascote oficial (Willie, um simpático leãozinho) que ganhou destaque no cartaz
1970 - México Completamente diferente de todos os outros cartazes, a arte da Copa de 70 chama atenção pela simplicidade, força e tipografia trabalhada, mas repete o estilo utilizado nas Olimpíadas de 68
1974 - Alemanha A partir de fortes pinceladas, o artista criou a ilustração de um jogador com a bola nos pés
1978 - Argentina O cartaz argentino retrata a alegria da comemoração do gol mas contrasta com o momento do país que se encontrava na ditadura militar
1982 - Espanha A edição da Copa de 82 trouxe uma belíssima ilustração do artista catalão Joan Miró
1986 - México A referência ao povo asteca se fez presente no cartaz
1990 - Itália Um dos principais cartões postais da Itália, o Coliseu, é transformado em uma arena de futebol
1994 - Estados Unidos No cartaz norte-americano é evidente a presença do já conhecido nacionalismo das cores da bandeira
1998 - França O festivo cartaz celebra a volta do campeonato a França
2002 - Coreia do Sul e Japão Pela primeira vez, o continente asiático recebeu uma edição do torneio O campo de futebol é representado por traços tradicionais da caligrafia do leste asiático. A produção do cartaz foi feita em parceria pelos artistas designers Sogen Hirano, do Japão e pelo sul-coreano Byun Choo Suk.
2006 - Alemanha O belo cartaz revela uma bola de futebol formada a partir de constelações
2010 - África do Sul Pela primeira vez na história, o continente africano recebe a Copa do Mundo. O cartaz mostra um homem negro que que forma a figura do continente.
2014 - Brasil o pôster da Copa do Brasil traz como tema “Uma só identidade” fazendo referência ao mapa do país. Elementos nacionais dão formas às pernas dos jogadores disputando uma bola. A criação é da agência de design Crama, que venceu a disputa pela elaboração do cartaz.

3 comentários:

  1. Que legal!!!! O da copa do Brasil desse ano está muito legal também! Espero que quem não seja familiarizado com o mapa do Brasil perceba a forma do país no meio. É um detalhe que enriquece muito o trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Pra mim o do Brasil ficou muito similar ao logo da Unilever x,x

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato o modo como os elementos formam a estrutura ficou muito parecido mesmo com o logo da Unilever

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...