Fotografia de Guerra - Robert Capa

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Espanha, 1936. Guerra Civil Espanhola

Ícone da fotografia de guerra, Robert Capa completaria 100 anos em outubro de 2013. Nascido na cidade de Budapeste com o nome de batismo de Endre Ernő Friedmann, ele era filho de pais judeus. Estudou ciências sociais em Berlim, na Alemanha, e lá começou sua carreira de fotojornalista. Porém, a ascensão do nazismo o obrigou a ir para Paris. 

Para fugir do nazismo e facilitar a venda de suas imagens, criou o personagem Robert Capa, mítico fotojornalista nascido nos Estados Unidos. Tornou-se seu próprio representante, contando com a ajuda da mulher, Gerda Taro, também fotógrafa.

Em 1936, Capa e Gerda seguiram em reportagem para a Guerra Civil da Espanha, onde ele fez uma de suas mais conhecidas imagens, "Falling Soldier" (acima) que ainda é cercada pela polêmica da possibilidade de ter sido encenada ou se realmente retrata o momento da morte de um soldado. Gerda acabou perdendo a vida durante a cobertura dessa guerra.

Robert Capa também fotografou a Guerra Sino-japonesa, a II Guerra Mundial e a Batalha da Normandia, tornando-se um dos mais importantes fotógrafos europeus do século XX. Assim como a esposa, Capa morreu em meio a uma cobertura de guerra. Pisou em uma mina terrestre no Vietnã em 1954 e foi encontrado morto ainda com a câmera nas mãos quando tinha apenas 40 anos de idade.
Espanha, Barcelona. Agosto de 1936. Militar se despedindo antes da partida da tropa em um trem
Espanha. Frente de Aragón. Agosto-Setembro 1936. Soldados republicanos em uma trincheira
China. Hubei. Hankou. 12 de março de 1938. Comício do 13o. aniversário da morte de Sun Yat Sen, comemorando a resistência chinesa à invasão japonesa na China


Itália. Nápoles. 7 de outubro de 1943. Prédio dos correios destruído por uma bomba deixada para trás pelos alemães

França.  Cherburgo. 26 a 28 de junho de 1944. Soldados alemães capturados por tropas norte-americanas 
Vietnã.1954. A última foto de Capa vivo, tirada pelo amigo e colega Michael Descamps

2 comentários:

  1. que pena este homem ter morrido tão cedo...admirável ele e a esposa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma pena mesmo. O consolo é que apesar de ter morrido tão jovem, Capa deixou um extenso trabalho para a posteridade

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...