Pejac - Arte de rua na Espanha

terça-feira, 29 de abril de 2014

O artista espanhol Pejac (Silvestre Santiago) faz das paisagens urbanas seu estúdio, nas quais combina silhuetas, colagens e outras intervenções que alteram o ambiente. Além disso, utiliza seu blog para compartilhar imagens de seu trabalho com o público.

Máquina transforma jornais antigos em papel de presente

domingo, 27 de abril de 2014

Uma máquina que transforma qualquer folha de jornal em papel de presente por meio da serigrafia em apenas alguns segundos. O equipamento foi parte de uma ação da agência Saatchi & Saatchi Hong Kong num centro comercial para chamar a atenção para a quantidade de papel que desperdiçamos ao fazermos embrulhos que serão descartados em uma noite. A ideia é incentivar as pessoas a fazerem reciclagem e mostrar que é possível ter um resultado esteticamente bem-sucedido. Quem participou da ação apenas precisou introduzir folhas de jornal e, em instantes, a máquina imprimiu padrões de serigrafia. 

Via

Zuzu Angel - Ocupação Zuzu

sexta-feira, 25 de abril de 2014



A exposição faz um resgate a memória de uma das estilistas mais importantes do Brasil. Zuzu Angel (1921–1976) foi pioneira ao incorporar elementos tropicais no vestuário da alta sociedade. No auge do sucesso, direcionou sua vida e obra na busca de pistas do filho Stuart Jones, militante de esquerda torturado e morto pela ditadura.

Zuzu Angel - Ocupação Zuzu
Quando:
 de 1o. de abril a 15 de maio

Terça a sexta, 9h às 20h; sábado, domingo e feriados, a partir das 11h
Onde: 
Avenida Paulista, 149 - Bela Vista - São Paulo - SP
Quanto: Grátis
Mais informações: 
http://sites.itaucultural.org.br/ocupacao/#!/pt/artistas/471/zuzu-angel/1/inicio

Os cartazes das Copas do Mundo - O design nas Copas parte I

1930 - Uruguai O cartaz foi feito pelo artista Guillermo Laborde com ares modernistas
Com a proximidade da Copa do Mundo, o emfechamento vai fazer uma série de postagens para mostrar um pouco do design existente no evento ao longo de sua história. Neste primeiro post, o elemento abordado será o cartaz, que está presente desde o primeiro mundial em 1930 e é uma das principais peças de comunicação dos campeonatos.
1934 - Itália O cartaz destaca um jogador italiano com a presença da bandeira de países participantes ao fundo
1938 - França Em uma época tensa e bem próxima da II Guerra Mundial, o pôster coloca o mundo no lugar do campo de futebol. A arte foi criada por um ilustrador francês que assinava suas obras como Desmé
1950 - Brasil Por conta da da II Guerra mundial, o campeonato foi interrompido por 12 anos e retorna em solo brasileiro. O cartaz ressalta a ideia de união dos países e tem o Pão de Açúcar como plano de fundo
1954 - Suíça Com uma imagem extravagante, o cartaz suíço mostra o momento mais esperado do futebol: o gol
1958 - Suécia
1962 - Chile O cartaz chileno faz clara referência às pesquisas tecnológicas da corrida espacial que anos depois levou o homem à Lua
1966 - Inglaterra O torneio realizado na Inglaterra foi o primeiro a ter um mascote oficial (Willie, um simpático leãozinho) que ganhou destaque no cartaz
1970 - México Completamente diferente de todos os outros cartazes, a arte da Copa de 70 chama atenção pela simplicidade, força e tipografia trabalhada, mas repete o estilo utilizado nas Olimpíadas de 68
1974 - Alemanha A partir de fortes pinceladas, o artista criou a ilustração de um jogador com a bola nos pés
1978 - Argentina O cartaz argentino retrata a alegria da comemoração do gol mas contrasta com o momento do país que se encontrava na ditadura militar
1982 - Espanha A edição da Copa de 82 trouxe uma belíssima ilustração do artista catalão Joan Miró
1986 - México A referência ao povo asteca se fez presente no cartaz
1990 - Itália Um dos principais cartões postais da Itália, o Coliseu, é transformado em uma arena de futebol
1994 - Estados Unidos No cartaz norte-americano é evidente a presença do já conhecido nacionalismo das cores da bandeira
1998 - França O festivo cartaz celebra a volta do campeonato a França
2002 - Coreia do Sul e Japão Pela primeira vez, o continente asiático recebeu uma edição do torneio O campo de futebol é representado por traços tradicionais da caligrafia do leste asiático. A produção do cartaz foi feita em parceria pelos artistas designers Sogen Hirano, do Japão e pelo sul-coreano Byun Choo Suk.
2006 - Alemanha O belo cartaz revela uma bola de futebol formada a partir de constelações
2010 - África do Sul Pela primeira vez na história, o continente africano recebe a Copa do Mundo. O cartaz mostra um homem negro que que forma a figura do continente.
2014 - Brasil o pôster da Copa do Brasil traz como tema “Uma só identidade” fazendo referência ao mapa do país. Elementos nacionais dão formas às pernas dos jogadores disputando uma bola. A criação é da agência de design Crama, que venceu a disputa pela elaboração do cartaz.

E se as personagens da Disney trocassem de gênero?

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Ariel e Linguado (A pequena Sereia)
A artista plástica canadense Sakimi Chan fez uma divertida releitura das personagens da Disney em uma série de ilustrações na qual troca o gênero de cada uma. O resultado ficou bem interessante. Confira parte dos desenhos a seguir
Úrsula (A pequena Sereia)
Cruela (101 Dálmatas)
A Bela e a Fera
Pocahontas e Meeko (Pocahontas)
Esmeralda (O Corcunda de Notre Dame)
Malévola (A Bela Adormecida). Achei que ficou a cara do Vingador de Caverna do Dragão

Ilustrações de um mundo fantástico

sexta-feira, 18 de abril de 2014


O fotógrafo e estudante de design gráfico espanhol Manuel Rodríguez Sánchez possui um belo trabalho em seu portfólio no qual cria um fascinante mundo surreal por meio de imagens manipuladas caracterizadas pelas texturas e pelo contraste. 

As Regras das Capas de Time e People

terça-feira, 15 de abril de 2014

No livro A Arte de Editar Revistas, de Fatima Ali há um série de considerações de duas revistas de sucesso sobre como ter uma capa vendedora. Segue abaixo a curiosa lista de "regras" 

Time
  • Fotografia vende mais do que ilustração.
  • Cartoons não vendem
  • Mulher vende mais do que homem
  • Cocaína vende mais do que Coca-Cola
  • Coisas que causam dor - nevralgia - vendem mais do que coisas que angustiam - falta de dinheiro
  • Políticos vendem mal
  • Economia vende pior ainda
  • Cidades vendem mal
  • Cidades pequenas vendem pior ainda
  • Esporte não vende
  • Papas mortos vendem mais do que papas vivos, que vendem melhor do que papas feridos
  • Na dúvida, ponha Madonna na capa
People
  • Jovem vende mais do que velho
  • Bonito vende mais do que feio
  • Rico vende mais do que pobre
  • Artistas de TV vendem mais do que músicos
  • Músicos vendem mais do que atores de cinema
  • Cinema vende mais do que esporte
  • Qualquer coisa vende mais do que política
  • Nada vende mais do que uma celebridade que morreu
Quanto vende uma celebridade bonita, rica e que morreu jovem?
Lançada em setembro de 1997, este número da People foi um tributo da revista
à Princesa Diana, e teve nada menos do que 3,1 milhões de cópias vendidas.
Ela se tornou a segunda edição mais vendida da revista, perdendo apenas
para o número que trouxe o atentado ao World Trade Center na capa

Faça sua escolha

domingo, 13 de abril de 2014

A série de cartazes Make your choice (Faça sua escolha) feita pela designer italiana Cristina Buonanno é baseada em elementos opostos que podemos ser forçados a escolher em algum momento da vida. Para quem gostou do trabalho de Buonanno, é possível comprar reproduções das imagens em diversos tamanhos pelo site Society6.

Pássaros luminosos

quinta-feira, 10 de abril de 2014


Apesar de ser uma instalação realizada em 2012, o trabalho feito pelo artista francês Cédric Le Borgne no Festival Arbres en Lumière (em Genebra) ainda chama muita atenção. Composta por delicadas esculturas de pássaros feitas com pequenas lâmpadas e intitulada de Le Désir et la Menace, a obra que utilizou o espaço público proporcionando uma agradável experiência para todos que passavam na Rue de la Fontaine. 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...